sexta-feira, 30 de setembro de 2011

8º. Festival Cordas na Mantiqueira encerra com gosto de quero mais!


Com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e parceria da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, participaram da edição de 2011 grandes nomes da música brasileira e do mundo.

Era uma pré estréia, e a platéia já pôde perceber a qualidade musical que o 8º. Cordas apresentaria durante todo o mês de setembro. Convidados para a avant-première, estavam o brasileiro que estrelou no Circo Du Solei Renato Martins e o violonista belga Boris Gaquere. Em um trabalho que exaltou o violão brasileiro o duo cativou o público divertindo-se com o violão e o udu, “brincadeiras” permitidas somente aos mais íntimos de seus instrumentos. Boris que mora na Bélgica e teve como professor Sérgio Assad é um apaixonado pelo violão brasileiro e mostrou suas composições entre elas valsas, sambas e choros.

A abertura do festival aconteceu com participação da baixista YUSA, que trouxe talento e muita ginga cubana. Numa apresentação solo e de composições próprias ela fez o público levantar e “bailar” ao som de ritmos latinos. Sua oficina de música cubana também agradou a classe instrumentista contou com a participação até de pós graduandos em ritmos latinos. Ivan Vilela, violeiro respeitado e de carreira ímpar na música instrumental trouxe o trabalho mais recente acompanhado de rabeca, violino e contra baixo acústico, quando mesclaram a música regional à erudição deste grande violeiro.

2011 foi o ano em que o festival se destacou pela participação de nomes conhecidos da música brasileira. A expectativa do público para a noite do compositor e violonista Guinga era grande, afinal Guinga é parte da história da música brasileira. Subiu ao palco do Photozofia com seu violão e a simplicidade singular de um Mestre, cativou, tocou, explorou o poder das artes deixando todos com um gostinho de quero mais. Foi então a vez da estréia de um novo trabalho do pianista e compositor Luis Felipe Gama com o violeiro João Paulo Amaral. Piano Ponteio impressionou a platéia. Suor, técnica, inspiração e beleza, ingredientes que fazem parte da música desses jovens e talentosos músicos que vem conquistando platéias pela Europa e América Latina, a Jam Session foi uma grata surpresa. Guinga, Luis Felipe Gama e João Paulo Amaral convidam a cantora Ana Luiza para apresentar ao público a composição de uma parceria singular, estaria no script da noite que esta era a deixa para o fim, mas e o quero mais? O público pedia e os músicos atendediam, ou melhor curtiram estar ali, por isso foram aproximadamente 6 “bis”, todos que ali estavam saíram tocados, foi essa a sensação...

Os ingressos do dia 17 estavam esgotados há algumas semanas, mesmo assim havia uma pequena fila na porta, era a última tentativa de ver e ouvir de perto mais um ícone da música brasileira.

O Grupo Dharana foi o primeiro da noite a se apresentar, após 20 anos sem gravar um novo trabalho eles mostraram que o entrosamento musical continuava perfeito. Toninho Mattos (Violão), Alex Braga (Violino), Roberto Gomes (Violão) e Edson Natale (Violão) apresentaram algumas músicas dos trabalhos anteriores e uma mostra do que será o próximo cd do Dharana, a receptividade afirmava que o Dharana precisa voltar, porque a música que fazem é um deleite para os ouvintes da boa música. Foi então a vez de Toninho Horta matar a saudade do público, havia na platéia pessoas de várias cidades de São Paulo e Minas Gerais, quiçá se outros estados. Toninho apresentou músicas de seu último cd indicado ao Grammy, mostrou porque é considerado um dos melhores guitarristas do mundo e interpretou com seus arranjos e harmonias peculiares e mundialmente apreciados alguns sucessos de sua carreira. Ao final, o convite aos velhos amigos do Dharana para fazerem juntos uma Jam Session inspirada num imaginário trenzinho BH x São Francisco Xavier.

Encerramento

Era a vez do Festival promover os shows para um público sem limites. Viabilizados pela parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo a 8ª. Edição do Encontro Cordas na Mantiqueira chegou à praça de São Francisco Xavier e apresentou mais 6 shows gratuitamente.

O Trio José subiu ao palco da Praça Cônego Manzi na tarde do sábado (24) e apresentou composições inspiradas na Serra da Mantiqueira que agradou a todos!

No início da noite foi a vez do Duo Márcio de Oliveira e Mateus Bustamante apresentar em formação de violão erudito o show “História do Violão Brasileiro”. Grande parte da platéia apreciava pela primeira vez aquele estilo musical, e aprovou. Fugindo do roteiro de interpretações de compositores clássicos, Márcio de Oliveira fez uma homenagem apresentando uma belíssima peça para violão do compositor Beto Quadros que mais tarde subiria ao palco no próximo show da noite.

Tuia Lencionni anunciava o nome mais “pop” do festival, teve bandas no Vale do Paraíba e Rio de Janeiro e trouxe em peso, 4 violões, bateria, charango e viola para um show com sotaque regional de pegada pop agradando a platéia mais jovem.

A Irmandade do Blues levantou a platéia. Apresentando um blues com um mix de rock progressivo nas guitarras de Edu Gomes, Vasco Faé e do contra-baixo de Silvio Alemão, fizeram a platéia levantar, curtir, dançar e cantar.

Ainda tinha mais, e o domingo amanheceu sem chuva para que todos pudessem apreciar música na praça de São Francisco Xavier.

A abertura foi com a Orquestrinha São Xico, formada por 11 crianças e adolescentes do distrito sob a regência de Braz da Viola. Por onde passam esses jovens encantam a todos e na “casa” deles o prazer é ainda maior, com familiares, amigos e novos fãs de um trabalho importante na formação de todos eles.

Ulisses Rocha e Zé Alexandre Carvalho junto com Danilo Brito foram os escolhidos para apresentar a diversidade das cordas. O desafio era mostrar música de qualidade e incentivar a formação de novas platéias para música instrumental brasileira. Com virtuosismo, talento, simplicidade e a alegria de tocar de cada um, a tarefa de cativar novos ouvintes para essa música brasileira tornou-se simples, mas um festival é muito pouco... Então, fica a torcida para que o ano que vem tenha mais Cordas na Mantiqueira!


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Acordes da Primavera SHOWS GRATUITOS

banner-2011.gif


Dias 24 e 25 de setembro acontecem os shows de encerramento do 8º Festival Cordas na Mantiqueira.

Pela primeira vez os shows acontecem em praça pública de forma GRATUITA,

em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


O Festival de Música, Encontro Cordas na Mantiqueira é realizado pelo Photozofia Arte & Cozinha desde 2004,

no charmoso vilarejo de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos.


A 8ª. edição foi contemplada com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo,

através do edital do Programa de Apoio a Cultura, reconhecimento que tornou possível levar parte do festival

às ruas e mostrar a expressividade da música brasileira através da diversidade de instrumentos e estilos musicais.


Nos três primeiros fins de semana passaram pelo festival

Yusa, Ivan Vilela, Guinga,

Luis Felipe Gama, João Paulo Amaral,

Toninho Horta e Grupo Dharana.


Agora é a vez de subirem ao palco para um público

estimado de 2 mil pessoas as

bandas Irmandade do Blues, Tuia Lencionni, o violonista Ulisses Rocha

ao lado de Zé Alexandre Carvalho e o vencedor do Prêmio

Visa Instrumental Danilo Brito.


A abertura dos shows de encerramento será com a Orquestrinha São Xico,

formada por 11 crianças de São Francisco Xavier sob a regência de Braz da Viola.

Ao todo o festival apresenta realiza 3 oficinas gratuitas e 10 shows com excelência musical.


O festival Cordas na Mantiqueira 2011 vai deixar saudades!

www.cordasnamantiqueira.com.br


ANUNCIO SFX2.jpg

Preview-anuncio.gif

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Oficina Brincando com a Viola com Braz da Viola

O Festival Cordas na Mantiqueira promove a oficina Brincando com a Viola com o Braz da Viola, quem desejar participar é só se inscrever.

Ela acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, é gratuita, precisando apenas trazer a Viola. Inscreva-se: cordasnamantiqueira@gmail.com
Ajudem à divulgar aos violeiros...

abraços,

Nesta oficina aprenderemos como tocar a viola de maneira alegre e descontraída!
Levando o assunto na brincadeira, veremos como é facil tocar muitas musicas de viola
num curto espaço de tempo!!!!

Assiste lá: http://youtu.be/pQfPRWSOov0

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Oficina de Cenário com alunos de São Chico


São Chico é a forma carinhosa que chamamos esse canto da Mantiqueira. O Festival tem buscado envolver a comunidade em várias ações. A Cinthia e a Carmen estão realizando com os alunos do ensino médio o cenário do Cordas no Photozofia, dêem uma olhada, e logo mais a moçada começa a abastecer esse blog com o olhar deles.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

8º Cordas na Mantiqueira - Avant Première



8º Cordas na Mantiqueira com muita satisfação convida para a Avant Première do festival em 2011.
Para esse convite teremos a participação especial do Boris Gaquere & Renato Martins Duo

Acontece no sábado, 27 de agosto as 21h30
Reservas: 12 3926 1406 ou cordasnamantiqueira@gmail.com

Assista, conheça e apareça!

BORIS GAQUERE & RENATO MARTINS DUO

O violonista belga Boris Gaquere e o percussionista brasileiro Renato Martins encontraram-se em Bruxelas em 2004, durante a primeira estadia de Martins na Bélgica.

A abordagem de Boris Gaquere do estilo tradicional "brasileiro" de violão, influenciada por seus estudos com Odair Assad, permitiu-lhe tornar-se mundialmente reconhecido no cenário do violão erudito. A criatividade e virtuosismo de Renato Martins com instrumentos de percussão como o Cajon e especialmente o udu (vaso de barro), fizeram com que fosse considerado um renovador da percussão brasileira e um dos maiores percussionistas do Brasil pela midia especializada.

Por razões óbvias, eles logo perceberam que tinham uma abordagem semelhante para a música e decidiram formar o Boris Gaquere & Renato Martins Duo. O seu repertório, além de composições próprias, contém uma série de peças brasileiras de violonistas e compositores de renome como Baden-Powell, Paulo Bellinati e Marco Pereira. O resultado é um festival musical de ritmos e cores instrumentais.

Tempo Feliz consagra esta união. É o encontro do duo em perfeita harmonia, enfatizando o vínculo que compartilham com o virtuosismo e o “swing” dos ritmos brasileiros. O álbum foi lançado em abril de 2006 pela Mogno Music, uma gravadora belga especializada em “jazz” e “world music”.

Desde o início de 2009, Renato Martins deixou a Bélgica e tornou-se o percussionista do show OVO do Cirque du Soleil excursionando poro Canadá e Estados Unidos com OVO entre janeiro de 2009 e julho de 2010.

O Boris Gaquere & Renato Martins Duo foi convidado para o Festival de Violão de Brno, na República Tcheca, em agosto de 2005. Em 2006, a dupla teve a primeira turnê na América Latina, tocando no projeto de música instrumental de mais prestígio de São Paulo, o Instrumental Sesc Brasil. Também tocaram em Jundiaí e Caxias do Sul, no Brasil e nas cidades de Rosario e Santa Fé, na Argentina.

Ainda em 2006, eles tocaram e realizaram oficinas no 3° Festival Internacional de Violão de Olsztyn, Polônia e no 13° Encontro de Violão das Ardenas , na França. Apresentaram-se também no Teatro de Lucernaire, em Paris, no Teatro Molière, na sala de concertos da prefeitura de Schaerbeek e no Centro Cultural Evere, em Bruxelas.

Em 2007, o duo tocou novamente no Teatro Molière - BRXL BRAVO 2007, no Teatro Marni e no Museu dos Instrumentos Musicais também em Bruxelas e no festival Kaleidoscope de La Guitarre, em Rixensart.

Em dezembro, o duo tocou em Taiwan. A turnê de seis shows realizou-se em todo o país com concertos nas salas mais importantes como o Teatro Nacional e a Sala de Concertos de Hualien.

O Boris Gaquere & Renato Martins Duo tocou em Barcelona, ​​em fevereiro de 2009, no 4 º Festival Internacional de Percussão da Catalunia.

O Boris Gaquere & Renato Martins Duo retomou as atividades em janeiro de 2011, fazendo sua primeira turnê pelos Estados Unidos. Apresentaram-se no NAMM SHOW 2011 e em Sao Francisco, na Califórnia e também realizaram concertos na cidade de Nova York.



YUSA